Encontros em diversos municípios do Paraná levarão conhecimento sobre atividades sociais e institucionais das entidades conveniadas com o Instituto
O IPRADE – Instituto Paranaense de Direito Eleitoral promove, em conjunto com outras entidades, entre os meses de abril e maio, o I Ciclo de Capacitação para a Cidadania, com o objetivo de fomentar a discussão de temas de interesse público e comum, essenciais para o desenvolvimento da cidadania e democracia brasileira. O primeiro evento ocorre entre esta quinta e sexta-feira, em Guarapuava.
Os encontros são fruto de uma parceria que está sendo ajustada entre o IPRADE e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), via Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PR), a União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (UVEPAR), e a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).
O convênio entre as entidades tem por objetivo promover encontros em ao menos dez cidades do Paraná, gerando um espaço para que cada uma das entidades conveniadas possa levar ao conhecimento do público as atividades ligadas à sua função social, como informações institucionais, de serviços e de cunho social e público, além de projetos de capacitação e cidadania.
Nesta parceria, foram priorizados pequenos e médios municípios do Estado, onde geralmente o acesso a espaços de cidadania e deficitário. Já estão confirmadas palestras nas cidades de Guarapuava, Nova Esperança, Paranavaí, Balsa Nova, Santo Antônio da Platina, Castro, Santo Antônio do Sudoeste, Campo Mourão e Cascavel – confira a programação abaixo –, impactando ao menos mil pessoas, entre líderes, autoridades, legisladores e gestores municipais, além da comunidade em geral.
O Presidente do IPRADE, Moisés Pessuti, ressaltou a importância da iniciativa. “A ideia surgiu após relatos de Prefeitos e presidentes de Câmaras, que reclamam da centralização de eventos dessa natureza nos grandes centros. Conversando com dirigentes das entidades envolvidas, entendemos que, somando esforços, conseguirmos fazer um grande giro pelo Estado levando informações e conhecimento e propiciando cidadania de um modo geral”, afirmou.
Entidades envolvidas
O IPRADE, por meio dos seus membros, vai abordar essencialmente pontos da Reforma Política, para informar e conscientizar os presentes sobre os aspectos mais sensíveis que afetam as eleições, o voto e a democracia como um todo.
Após o ajuste formal da parceira, o TRE vai tratar dos programas de educação para a cidadania da EJE: Parlamento Jovem, Eleitor do Futuro e Tribunal Eleitoral Jovem. Já a UVEPAR pretende abordar aspectos ligados à política municipal, principalmente no que se refere ao trabalho das Câmaras de Vereadores. E a ALEP, por sua vez, vai esclarecer pontos do processo e da técnica legislativa e expor projetos realizados pelo Legislativo Estadual destinados à educação para cidadania, em especial, os da Escola do Legislativo.
O Ciclo conta ainda com o apoio do Ministério Público do Estado do Paraná e da seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil. Está sendo viabilizada a participação do Ministério da Economia, da Defensoria Pública do Estado do Paraná, e da CELEPAR – Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná.
Pessuti ressaltou que os eventos fazem parte da programação de encerramento da atual gestão à frente da diretoria do IPRADE. “O Ciclo encerra com chave de ouro a nossa gestão, pois materializa o objetivo inicial de ampliar a ação institucional do IPRADE em todos os sentidos”, finalizou.
Programação completa do I Ciclo de Capacitação para a Cidadania:
21 e 22 de março: Guarapuava – Câmara Municipal
27 de março: Nova Esperança – AMUSEP
28 de março: Paranavaí – AMUNPAR
04 de abril: Balsa Nova – Hotel Fazenda Cainã
10 de abril: Santo Antônio da Platina (a confirmar local)
11 e 12 de abril: Castro (a confirmar local)
16 de abril: Litoral (a confirmar cidade e local)
17 e 18 de abril: Sudoeste (a confirmar cidade e local)
29 de maio: Campo Mourão – Acandoze
30 e 31 de maio: Cascavel – Acamop