Entre os dias 3 e 5 de julho, cerca de 100 vereadoras e servidoras do Paraná se reuniram no 1° Fórum de Mulheres da Uvepar, em Curitiba. Diversos especialistas e lideranças palestraram sobre temas relacionados a legislação eleitoral, fundo partidário, participação feminina na política, comunicação, neurociência, empoderamento, violência contra a mulher e causa animal. Além de apoiador oficial do evento o Iprade teve papel importante nos debates promovidos. A presidente do Instituto, Ana Carolina Clève e o ex-presidente e membro fundador do Iprade, Moisés Pessuti, discutiram temas relativos à legislação eleitoral com as vereadoras e outras lideranças femininas pressentes no encontro, além de questões como o fundo partidário e regulamentação da cota para mulheres nas candidaturas.
Além disso, a convite da presidente do Iprade, a deputada federal Margarete Coelho (PP-PI), coordenadora do grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que analisa o pacote anticrime apresentado pelo ministro da Justiça Sergio Moro, proferiu palestra sobre as cotas para mulheres nas candidaturas e o quão desafiador foi a conquista deste espaço através da lei, apesar da resistência de parte dos parlamentares homens. “A cota das mulheres não entrou na legislação porque aquela legislatura foi boazinha. Mas porque o Brasil assinou o pacto de Pequim, que obrigava ele a ter estas políticas de inclusão. E a forma de inclusão que o Brasil e os outros países que são signatários foi exatamente a questão da cota. E o Brasil lançou uma cota para fazer de conta e aumentou o número de candidatos em 20%”, explicou a deputada.
No encerramento do encontro, membros da Uvepar, vereadoras, as deputadas federais Margarete Coelho e Leandre dal Ponte (PV-PR) e representantes de outros órgãos assinaram o pacto pelo enfrentamento a violência contra a mulher no estado do Paraná.