A chapa XI de agosto venceu com 59,68% dos votos válidos as eleições para presidir a OAB Paraná na gestão 2022-2024. Marilena Winter será, assim, a primeira mulher a presidir a instituição.

“Com satisfação o Iprade observa o aumento do espaço feminino na diretoria que acaba de ser escolhida pela advocacia para gerir a OAB Paraná no próximo triênio. Parabéns aos diretores eleitos, especialmente Marilena Winter, Fernanda Valério, Marion Bach e Roberta Santiago. Felicitamos na pessoa de nosso membro fundador, Luiz Fernando Casagrande Pereira, que será diretor tesoureiro da seccional, todos os ipradianos que acabam de ser eleitos para o Conselho Pleno da OAB Paraná”, cumprimenta Ana Carolina Clève, presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral.

Pleito

A OAB Paraná realizou nesta quinta-feira (25/11) as eleições para a gestão 2022-2024. Pela primeira vez, foi empregado o voto on-line. O processo eleitoral foi aberto à advocacia para preenchimento dos cargos do conselho seccional e sua diretoria, conselheiros federais, diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR) e diretorias das 49 subseções ou conselhos subseccionais.

Resultados

Alem de Marilena Winter como presidente, elegeram-se diretores pela XI de agosto o vice-presidente Fernando Deneka, o secretário-geral Henrique Gaede, secretária-geral adjunta Roberta Santiago, a diretora de Prerrogativas Marion Bach, a diretora da Jovem Advocacia a Fernanda Valério é o diretor-tesoureiro Luiz Fernando Pereira, que é membro fundador do Iprade.

Em segundo lugar na eleição ficou a chapa Algo Novo, encabeçada pelo advogado Marcelo Trindade, com 28,30% dos votos válidos.

Em terceiro, com 12,01% dos votos válidos ficou a chapa Artigo 5º, que tinha à frente o advogado Rômulo Quenehen.

Dos pouco mais de 57 mil advogados e advogadas aptos, 49.364 se manifestaram. Foram registrados 2.133 votos brancos e 2.435 nulos.