O IX Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral foi encerrado neste sábado (15), no UP Experience, na Universidade Positivo, em Curitiba. Com cerca de 2 mil participantes de todo o país, sendo mais de 1mil presencialmente.

“Quero manifestar minha gratidão pela participação de todos, advogados, acadêmicos, magistrados, operadores do direito. Tudo isso vale a pena porque vocês vêm. Ouvir cada sotaque que diz que esse é o maior e o melhor congresso não tem preço”, disse o presidente do Congresso, Guilherme Gonçalves.

“A pluralidade do Congresso se revela em alguns contrastes. Tivemos o presidente da Câmara de Deputados, Arthur Lira, e o ministro do STF Flavio Dino, que sabemos que vem de um espectro diferente. Tivemos ontem uma mesa de homens brancos e hoje absolutamente o inverso. Podem concordar, discordar, ou até ficar na dúvida, porque o Congresso também é pra isso”, afirmou o presidente do Iprade, Paulo Golambiuk.

“É uma alegria estar aqui. Estive desde o primeiro congresso, dediquei minha vida ao direito eleitoral. É muito emocionante ver o quanto crescemos. É muito gratificante vermos que quando acontece o CBDE, conseguimos trazer o Brasil para Curitiba, todos os players do direito eleitoral”, celebrou a presidente da Abradep, Vânia Aieta.

O reitor da Universidade Positivo, Roberto de Di Benedetto, falou sobre a alegria de sediar o evento. “A Universidade se orgulha muito por ser a casa mais longeva do Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, sempre com um diálogo com o direito e a política, mas também com questões sociais muito importantes”, concluiu.