O IPRADE, por seu compromisso histórico com a defesa intransigente do Estado Democrático de Direito e da Justiça Eleitoral, vem a público manifestar preocupação com a equivocada e intempestiva acusação de fraude na eleição de 2018, feita pela mais alta autoridade eleita do Brasil, o Presidente da República.
As urnas eletrônicas são confiáveis, seguras e à prova de fraudes. Nossa Justiça Eleitoral é séria e cumpridora exemplar de sua tarefa constitucional, como sabe toda a sociedade brasileira e também autoridades eleitorais de países que solicitam ao Brasil transferência de conhecimento nesse campo. A infeliz declaração do Presidente da República afronta a instituição da Justiça Eleitoral e ofende todos os seus servidores, membros do Ministério Público Eleitoral e da magistratura, bem como os advogados e advogadas que nela militam. Queremos crer que se trata de um equívoco para o qual esperamos pronta reparação.
O IPRADE segue atento a qualquer tentativa de desestabilização do sistema eleitoral previsto na Constituição Federal e se mantém firme no propósito de lutar pela preservação das instituições democráticas brasileiras.