Ana Carolina de Camargo Clève, presente do Iprade, foi a palestrante da aula desta quarta-feira (26/10) no cursos formação “Mulheres na Política: Construindo Candidaturas 2022”, promovido pela Comissão Mulheres na Política do TRE-PR e pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR). O módulo ministrado pela presidente do Iprade para abordar eleições, propaganda e redes sociais será concluído com uma segunda aula, na noite de 28 de outubro.
Aberto no dia 5 de outubro, o curso, que vai até dia 28, busca ressaltar a importância da participação igualitária na política, instrumentalizando para a construção de candidaturas que permitam maior igualdade, justiça e democracia.
Entre os temas discutidos ao longo do curso estão também aspectos legais da participação feminina; partidos políticos; orçamento e financiamento de campanha; prestação de contas; comunicação; segurança da urna e auditoria do voto eletrônico; registro de candidatura; democracia; diversidade; redes sociais e linguagem cidadã.
Pacto Global
Esta é a segunda edição do ciclo de palestras, que ocorreu pela primeira vez em 2019. A iniciativa compõe os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Em especial, atende às metas estabelecidas pelo Objetivo 5, que visa alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Também atende a Meta 9 do Poder Judiciário, que estimula ações de prevenção ou desjudicialização de litígios voltadas aos ODS da Agenda 2030.